19 junho 2016

ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-SC-2016
Na semana passada, estive em Florianópolis para o III Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. Através de mais uma apresentação oral, pude divulgar meu projeto de pesquisa, hoje, como continuidade do projeto desenvolvido no Mestrado (2015), na UFMG, de onde surgiu a necessidade de um trabalho com a mídia impressa popular, meu objeto de pesquisa.
 
MERCADO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS-JUNHO DE 2016
Com novas tecnologias, apesar do momento histórico que nós, falantes do português brasileiro atravessamos, lançamos mão de novas metodologias relacionadas à formação do docente. Tornou-se desafiante para mim desenvolver uma pesquisa com um jornal que, embora seja o mais vendido em todo país, ainda é marginalizado pelo seu caráter popular, pelo seu preço de capa e pelo seu estilo fait divers, termo usado pela primeira vez por Barthes (1999) e abrange fatos diversos que tratam de curiosidades, escândalos e bizarrices que não remetem formalmente a nada além deles próprios.


Apresentei meu trabalho para um grupo da Universidade Federal da Bahia e para alguns alunos da UFSC. Houve momentos bem consistentes de trocas acadêmicas acerca dos assuntos do léxico. Em breve, estarei engajada em novo projeto no que diz respeito à lexicografia e à lexicologia. 

Até breve! Professora Marília Mendes