15 maio 2016



Siga as instruções de acordo com as normas da ABNT

1. Informe os dados bibliográficos a respeito da obra que está sendo resenhada.
2.—Lembre-se da sinopse do livro/capítulo resenhado.
Resuma em 3 a 5 parágrafos.
3.— Faça uma análise crítica, expressando suas opiniões, podendo até fazer comparações.
4. Faça a recomendação ou não da obra resenhada, podendo especificar se é uma leitura indicada para crianças, jovens, adultos, estudantes, etc.
5. Identifique o autor do conteúdo resenhado.
6. Assine sua resenha e lembre-se de informar as referências feitas na sua resenha, caso as tenha feito.
 
A resenha tem como principal característica, o fato de ser um breve texto, como se fosse um resumo mas que é feito comentando o trabalho realizado. A resenha precisa ter uma ótima qualidade em seu conteúdo e é preciso dominar muito bem as normas da ABNT para que ela fique padronizada. Todo o texto da resenha deve ser feito de forma uniforme, não podendo conter subdivisões, e na primeira folha, deverá constar a referência bibliográfica da obra que está sendo comentada.O texto é com alinhamento justificado e não use negrito e nem espaçamento entre os parágrafos.Para ser uma boa resenha, lembre-se ainda de garantir um português correto, ideias claras e uma boa estruturação.
MODELO 
Uma releitura do seminário 11 de Lacan
 
1. Dados bibliográficos
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
2.Introdução: 
Jaques Lacan, em seu 11º seminário (1998, p.242), indica na relação de sujeito com o analista, pelo ideal do eu, uma experiência de análise. Observa-se o rompimento da possibilidade combinatória que ele faz, no questionamento de recalque proposto por Freud.
  
Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG
Especialista em leitura e produção de texto pela UFMG
Professora Mestra de Comunicação Empresarial, Fonética e Fonologia,
Língua Portuguesa e coorientadora do TCC Letras 2016 (FIBH-ISEIB)