16 novembro 2013

Arquivo do evento em 16/11/13
O 8º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) está desde o dia 13  de novembro na Serraria Souza Pinto e a programação será encerrada amanhã. Um evento de grande porte, que reúne os quadrinistas mais famosos da atualidade. As exposições acontecem paralelas às oficinas, aos lançamentos e às seções de autógrafos.

Os quadrinhos formam um gênero textual expressivo e de alta popularidade. Além de entreter, são histórias curtas, algumas reproduzidas em tiras, que comportam três ou quatro quadrinhos e trazem personagens representativos, sociais, com características específicas de uma região, ou de um grupo social ou ainda de um espaço imaginário, em que o quadrinista dá vida à magia dos personagens-tipo, caricatos, que evidenciam as mazelas sociais, as questões psicológicas e o mundo da fantasia, nos qual nos refugiamos através dos HQs.
Exposição Translaerte- Arquivo pessoal de Lila Morena
Venho trabalhando os quadrinhos em sala de aula com grande frequência e entre uma aula e outra, tornou-se possível investir nas tirinhas. Elas têm como suporte principal o jornal e estão diariamente na vida dos jovens e dos adultos.
 
Dona Laerte- Laerte Coutinho produzindo. Arquivo pessoal
O FIQ 2013 homenageia Laerte Coutinho, que também encontrei por lá. Nomes consagrados como George Pérez, Maurício de Souza e outros marcaram presença no festival. Foi a oportunidade de adquirir muitos exemplares a preços populares e ver de perto como a técnica da produção quadrinista é feita.
 

Praça Naumin Aizen-Arquivo pessoal de Lila Morena

O festival termina amanhã. Ainda dá tempo de passar por lá e participar de um evento mágico que tomou conta de BH.

Programação completa no site:http://www.fiqbh.com.br/programacao/

                                              Professora Marília Mendes.